Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)
sexta-feira, 29 de junho de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Pensamento do dia:
10 Sugestões para educar boas crianças:
“Passem mais tempo junto com seus filhos e façam com que esse tempo seja de qualidade" e:
1- Adote a linguagem que você deseja que seus filhos usem, pois a criança aprende o que vivencia;
2- Leia para seus filhos;
3- Tenha conversas relevantes;
4- Faça boas perguntas;
5- Celebre o dia à mesa do jantar;
6- Esteja atento ao que seu filho faz de errado:
7- Corrija com gentileza;
8- Use e ensine as Palavras Mágicas.
Boas maneiras só se tornarão importantes para os filhos, se elas forem importantes para os pais.
9- Ponha no papel a missão que sua família se propõe a cumprir dentro de casa em relação às palavras;
10- Programe uma noite pelo menos, só com a família.”
Brincando se aprende
A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas – considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte e a expressão corporal - ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.
“Toda criança tem o direito ao descanso e ao lazer, e a participar de atividades de jogo e recreação, apropriadas à sua idade, e a participar livremente da vida cultural e das artes”. É isso o que afirma o artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança da ONU (Organização das Nações Unidas).
Brincar é tão importante para o desenvolvimento do ser humano que é previsto como direito indispensável da criança. É um assunto da maior seriedade que, constantemente, é menosprezado por adultos que não conseguem compreender o lugar que os jogos e as brincadeiras têm pelo simples motivo de não perceberem como eles são bons para um correto desenvolvimento cerebral, motor e mental desses pequenos. Jogos e brincadeiras preparam as crianças para o mundo e para o convívio em sociedade. Brincadeiras aparentemente inocentes contribuem com grandes segredos para a formação psicomotora das crianças e na transmissão de conceitos sociais como a tolerância, cidadania, etc. As brincadeiras com jogos exigirão um empenho extra do raciocínio promovendo um aumento de ligações neurais e aumentando a agilidade de pensamentos e a resposta cerebral geral. Da mesma forma, a inteligência, a memória, a capacidade de aprendizado e a intensidade com que se exercem as atividades sensoriais serão bem desenvolvidas através dessas inocentes brincadeiras. E é justamente aí que o acompanhamento, o incentivo e a supervisão dos pais devem ser usados e pensados de forma a não limitar as experiências, garantindo que dentro de uma margem de segurança aceitável as crianças experimentarão o maior número possível de oportunidades para diversão e brincadeiras sadias. A supervisão e qualquer limitação devem ser sugeridas ou impostas apenas quando as brincadeiras representarem risco a segurança das crianças ou corresponderem a comportamentos socialmente lamentáveis; como práticas racistas ou intolerantes em geral.
Assim a criança aprende como deve se manifestar e reagir aos estímulos negativos e a ameaças que, por ventura vier a sofrer. Enfim, ela aprenderá a importância e a “carga” envolvida em liderar outros indivíduos ou a ser liderada e ter que conviver com a autoridade de outro sobre si. Resumindo: É brincando que se aprende.
Nessa convivência em grupo, as crianças identificarão as diferenças que existem entre todos os seres humanos e compreenderão que, por mais rápidas, fortes e inteligentes que sejam; sempre haverá outro alguém capaz de vencê-las ou que, mesmo sendo inferior a elas em alguns pontos, as superam em inúmeros outros aspectos. Esse reconhecimento dos valores potenciais diferenciados de cada um representa a base fundamental sem a qual nenhum de nós conseguiria ser bem sucedido socialmente. A união entre jogos e brincadeiras é a forma mais prazerosa e uma das mais efetivas para ensinar algo para as crianças (e mesmo para adultos). Ao brincarem e relaxarem, as crianças se abrem para as novas idéias e conceitos mais facilmente. Assimilando com velocidade muito maior qualquer ensinamento do que se fossem ensinadas de “maneira conservadora” de forma imposta.
"As brincadeiras são linguagens não verbais, nas quais a criança expressa e passa mensagens, mostrando como ela interpreta e enxerga o mundo". Brincar é um direito de todas as crianças do mundo, garantido no Principio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança da UNICEF
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjc2RiFdAf6WiOnIqFBO3UNCqMidUtEtCmaeydi5SJhyI7spya7le4V4x1DSf5uBT0oqhcsrPy85vNm570pDT99XlKJE82S3KVMreOPguhORPBSzfZ5IMzixFSEfCvJOLOmHtJjnFN4L3Qr/s760/187.gif)
A importância fundamental dos jogos e brincadeiras deve ser conhecida pelos pais, para que criem uma “mentalidade” onde eles sejam estimulados a contar histórias, incentivar jogos em equipe e qualquer outra brincadeira espontânea que seus filhos queiram exercitar com alegria e desprendimento. Isso sim promoverá um crescimento psicológico, social e motor livre de limitações da criança -
Uma Criança Saudável é uma Criança Feliz.
Pais são Principais X Mestres são Adicionais
Os pais desempenham um papel fundamental na construção da auto-estima dos filhos. Esse processo começa na infância; assim para que tudo aconteça da melhor maneira, os responsáveis devem estabelecer uma comunicação efetiva com os filhos, conversando com eles, deixando que participem das decisões familiares e ouvindo o que tem a dizer.
As crianças observam que muitos adultos resolvem os conflitos usando a força e acabam adotando esse comportamento; mas a percepção do que pode e do que não pode só é incorporada pelos pequenos aos poucos. Experimentar para saber até onde chegar com suas atitudes é uma ferramenta natural de aprendizado. Quando os limites são colocados à prova, a criança não pode se sobressair. Do contrário, terá a certeza de que está comandando a situação.
Muitos pais quando não estão presentes na educação dos seus filhos,buscam algum culpado para justificar a razão dos seus comportamentos deformados, como por exemplo os professores.
A escola apenas complementa a educação dos pequenos. Haver uma aliança entre pais e professores é altamente produtivo e eficaz. Ambos devem agir em conjunto. A própria escola tem de mostrar coesão e transparência trabalhando em equipe, entre si, em relação à família de seus alunos.
Ou seja, a participação dos pais na escola é importante para a escola e para o filho. Pais e mestres devem educar juntos para um bem maior e uma formação promissora dos futuros adolescentes.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Férias: atenção para a alimentação das crianças
Bom Dia !
As férias estão chegando e, com isso, a criançada abusa dos alimentos não saudáveis, com excesso de açúcar e gorduras, não é mesmo?
Bom, este fato deve ser motivo de atenção redobrada para os pais. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 15% das crianças do país são obesas.
Não há mal nenhum em liberar os pequenos para tomarem um sorvete, ou comer um sanduíche, mas é muito importante criar limites. Em vários momentos, como o de ver TV, jogar vídeo game ou no que diz respeito à alimentação, as crianças precisam de limites. Não dá para substituir uma refeição por uma porção de picolés, mas tomar um sorvete ou comer um pedaço de bolo recheado pode ser até muito bom para a criança.
A melhor maneira, é brincar com as refeições como, por exemplo, sanduíches naturais, acompanhados de suco. O pão é o carboidrato que fornece energia, um recheio de patê de frango, contém proteína, legumes e folhas oferecem vitaminas e os sucos de fruta são hidratantes.
Variar o cardápio, não só no tipo de alimento, mas também no modo de preparação Apresente pratos coloridos, faça carinhas com a comida, ofereça o alimento rejeitado pelo menos dez vezes, em refeições diferentes e com apresentações diferentes são excelentes iniciativas.
Aproveitem as férias com saúde
e
e
Bom apetite !!
A importância das férias para a aprendizagem
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCbz5m5wOQztLcDwibUqBVYRnsz6jFYL5YwIhjtHN3kL5xnqoL2eigcs9qwrQplqgfWYPlbRqnWi_YoY2MCt2F9Ws38MB2m9z225l4eJ6Sf4QZs0J1xH0whLODT0q3xHRVWnPRbZfSYzY/s640/noescorregavj2.png)
Atualmente as crianças têm tido uma vida bastante atribulada, repleta de horários e compromissos: a escola, os esportes, os cursos extras (inglês, informática, artes), médicos, enfim, a agenda da criançada mais se parece com a de um profissional bastante ocupado.
Sem tempo para viver a infância e brincar, sofrendo pressões para as quais ainda não está preparada, a criança acaba estressada, correndo o risco de adoecer. Há menos espaço para a leitura, para o sonho, para a música, para o teatro, para a arte e para, simplesmente, brincar e fantasiar. A brincadeira ajuda a desenvolver a noção espacial e corporal, a capacidade de solucionar problemas, a criatividade,
a imaginação, a autonomia entre tantas outras
habilidades essenciais para um desenvolvimento cognitivo saudável.
a imaginação, a autonomia entre tantas outras
habilidades essenciais para um desenvolvimento cognitivo saudável.
Ao observar uma criança brincando, o adulto pode compreender:
· Como ela gostaria que fosse a sua realidade;
· Suas limitações e dificuldades na brincadeira com o outro;
· O que a preocupa e os problemas que a cercam.
É preciso que as famílias e as escolas preservem o espaço da brincadeira, tão importante para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Durante as férias esse espaço pode ser proporcionado desde que os pais estejam atentos aos programas realizados pelos filhos. A função dos pais não é a de escolher os programas, porém, orientar e mediar às atividades. Não é recomendável que as crianças passem muitas horas no computador ou na televisão e nem que esta atividade vire rotina durante as férias.
Algumas brincadeiras e atividades estimulam o cérebro das crianças e ajudam no desenvolvimento delas, tais como, atividades com movimento que auxiliam na oxigenação do cérebro e movimentar-se é muito importante não só para o funcionamento corporal, cerebral e emocional, mas também para facilitar o aprendizado. Com o movimento e a brincadeira a criança faz representações mentais e essas, são fundamentais para a organização do raciocínio e a construção do conhecimento.
Aproveitem suas Férias!!!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGNvgYSczenr-Pk-_ZQCsbkVkOKb6QG9z8C9Z_J2z9TwjblTmvercNprGWcpXTVcJIBam5UyHSMOsCgiBoDxjJVHc-1hSJMhaGw-4iRukGLCZ71nTE__fz0uILU1826I21Ijq7hYO_t2o/s400/as+ferias+chegaram.jpg)
sexta-feira, 22 de junho de 2012
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Nossa Festa Junina foi um Espetáculo!!!
Nossos agradecimentos a todos que participaram e se empenharam para que a nosso festa fosse um SUCESSO!!
Chapéu de caubói, roupa country, vestido de chita e bochechas pintadas ao estilo “caipira”: os pais capricharam na produção dos filhos para que eles brilhassem na apresentação da festa junina da nossa escola.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS1-haTMZZZX5WcXBLKHXeHOCtIRFxIGFoV0LXfqMKeskFbNsN0DRtC21RwipkLpgTb7qm7zG14pMvRFEA2yvskgNnJvS7N_zBVtVdpHGcoTWCFa4O12FWhuxxDZvYanIpvixJMJYTH1UV/s400/Isabela,+Matheus+e+irm%C3%A3.jpg)
Prof° Laiane e Lorena |
A festa, então, atingiu seus objetivos pedagógicos de se aproximar dos pais e integrá-los ao ambiente escolar. Essa confraternização com os amigos é uma resposta também das atividades que são feitas na escola, ao longo do ano.
Prof° Silvana e os prêmios do Bingo |
A Festa vai começar! |
Prof° Verena e Prof° Daiane |
Prof° Andréia |
Prof° Juliane |
Prof° Silvana e Prof° Eliane |
Prof° Geni e Prof° Ana Cláudia |
As professoras e todos os funcionários também tiveram muito empenho para que nossa escola ficasse linda e receber todos os convidados neste dia de festa.
Venham participar!!!
O arraiá vai tê:
Cachorro-quente
Pastel
Tapioca
Pipoca
Doces
Bolos
Refrigerante
Pescaria
Boca do Palhaço
Bingo
"Além das dança das criança que tão uma belezura!!!"
Horário
|
Música
|
Sala/
Professoras
|
9:30 h
|
Requebra
Requebradinha
|
Jd I D
e Jd I E
Daiane
e Leandra
|
10:10
|
Rala o
Coco
|
JdI B e
Jd I C
Sandra
e Verena
|
10:40
|
Lelelê
|
Laiane
e Juliane
JdII A
e Jd I A
|
11:10
|
O
Estouro do Balão
|
Jd I G
e Jd I F
Ana
Cláudia e Silvana
|
12:30
|
Pouporri
|
Jd II B
e Jd II C
Suely e
Geni
|
13:00
|
Caldeirão
vai Ferver
|
1° ano
A e 1° ano B
Marta e
Irma
|
13:30
|
Festa
Junina
|
1° ano
C e 1° ano D
Andréia
e Eliane
|
14:00
|
Vamos
fazer Festa
|
Jd II
D e Jd II E
Nilde
e NIlce
|
Premiação Sinhazinha
|
||
Premiação Sinhozinho
|
Faixa Sinhazinha |
![]() |
Faixa Sinhozinho |
Assinar:
Postagens (Atom)