Os pais desempenham um papel fundamental na construção da auto-estima dos filhos. Esse processo começa na infância; assim para que tudo aconteça da melhor maneira, os responsáveis devem estabelecer uma comunicação efetiva com os filhos, conversando com eles, deixando que participem das decisões familiares e ouvindo o que tem a dizer.
As crianças observam que muitos adultos resolvem os conflitos usando a força e acabam adotando esse comportamento; mas a percepção do que pode e do que não pode só é incorporada pelos pequenos aos poucos. Experimentar para saber até onde chegar com suas atitudes é uma ferramenta natural de aprendizado. Quando os limites são colocados à prova, a criança não pode se sobressair. Do contrário, terá a certeza de que está comandando a situação.
Muitos pais quando não estão presentes na educação dos seus filhos,buscam algum culpado para justificar a razão dos seus comportamentos deformados, como por exemplo os professores.
A escola apenas complementa a educação dos pequenos. Haver uma aliança entre pais e professores é altamente produtivo e eficaz. Ambos devem agir em conjunto. A própria escola tem de mostrar coesão e transparência trabalhando em equipe, entre si, em relação à família de seus alunos.
Ou seja, a participação dos pais na escola é importante para a escola e para o filho. Pais e mestres devem educar juntos para um bem maior e uma formação promissora dos futuros adolescentes.